Artefatos sambaquianos

Imagem mostra artefatos líticos e ossos de mamífero marinho, conhecido como bloco testemunho, encontrado em 1979

  • No detalhe, bloco testemunho extraído do Sambaqui de Camboinhas (Niterói/RJ) contendo artefatos líticos e ossos de mamífero marinhoNa edição Nº 88 (Janeiro/2013) da Revista de História, o arqueólogo e antropólogo Walter Neves e a bióloga Mercedes Okumura mostrou, por meio de um estudo com crânios, que os povos sambaquianos eram mais complexos do que se imagina.

    Na página 63, na legenda da imagem concedida pelo Museu de Arqueologia de Itaipu, consta o seguinte texto: "No detalhe, ossos e zoólitos encontrados em 2009 no Sambaqui de Camboinhas, Niterói". O diretor interino do museu Pedro Colares Heringer afirmou, no entanto, que não há zoólitos na imagem e a descrição mais apropriada para o que se observa na foto seria "artefatos líticos e ossos de mamífero marinho".

    Ainda segundo ele, o “bloco testemunho” (nome apropriado) não foi encontrado em 2009, e sim, retirado durante as pesquisas de salvamento do Sambaqui de Camboinhas, no ano de 1979.

    “Os blocos testemunhos são criados para proteger partes significativas das jazidas arqueológicas. Nesse caso específico, o bloco foi obtido através da aplicação de uma argamassa de cimento ao redor do conjunto de registros arqueológicos selecionados”, explica Heringer.

Compartilhe

Comentários (0)