RHBN pelo Brasil

Neste mês, a Revista de História estará presente em quatro eventos em cidades diferentes do país

  • No mês de junho, a Revista de História está com o pé na estrada: vai acompanhar eventos ligados a História pelo Brasil e montar um stand de vendas, para quem quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho. A primeira parada ocorre em Tiradentes, até o dia 3 (sexta-feira), no colóquio internacional “Religiosidade, o Tribunal do Santo Ofício e as Minas setecentistas”.

    Neste evento, mesas redondas e conferências movimentarão o Centro Cultural Yves Alves, com programação que vai das 10h às 20h30. Nesta quinta (2), uma mesa mediada pelos pesquisadores Georgina Silva dos Santos, da UFF, Daniela Calainho, da Uerj, e Benair Alcaraz Fernandes Ribeiro, do Centro de Memória da Secretaria estadual de Saúde de São Paulo, discutirão o tema “Nos bastidores do Tribunal do Santo Ofício”. Mais tarde, mais nomes da historiografia brasileira colocarão em pauta “Heresias no Novo Mundo I – índios”. A programação completa do evento você encontra aqui

    No bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o Grupo de Estudos da Licenciatura em História (Gelhis) promoverá o "I Seminário Gelhis Ensino e Pesquisa em História", entre os dias 16 e 18 de junho. No encontro, mesas temáticas discutirão as relações da história com o ensino, a memória, a pesquisa, a escrita. Neste último, quem estará a frente da palestra será a pesquisadora Cristiane Nascimento, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e produtora da Revista de História. Mais informações sobre o evento, aqui.

    Maranhão
    Subindo mais um pouco no mapa, a próxima parada é São Luís, no II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista, que acontece entre os dias 7 e 10 deste mês. O evento é promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, e será sediado no prédio do curso de arquitetura (Uema), no Centro Histórico. A conferência de abertura será presidida pelo professor da Unirio, Ricardo Salles, tendo como assunto o tema “intelectuais no Império do Brasil: a corte e as províncias”. A palestra final ficará sob responsabilidade do professor Marcus Joaquim de Carvalho, da UFPE, que discorrerá sobre “O tráfico de escravos e a História Social do Primeiro Reinado: o caso de Gabriel Antonio”. Para saber mais sobre o evento, clique aqui

    Ainda no Maranhão, o stand da revista irá até Imperatriz, para apoiar o 9º Salão do Livro de Imperatriz, que acontece entre 19 e 26 de junho, no Centro de Convenções. O evento tem como objetivo consolidar o intercâmbio cultural e profissional entre as cidades dos estados do Nordeste. O Salão do Livro de Imperatriz tende a incentivar o mercado editorial e livreiro, difundindo o hábito de leitura na região expondo livros, realizando atividades culturais paralelas.

    Goiás
    No dia 23, a Revista de História vai para seu último evento, na Universidade Estadual de Goiás, dando suporte ao “IV Encontro Regional dos estudantes de História” (Centro-Oeste e Triângulo Mineiro) e “I Encontro Goiano dos estudantes de História”. Os encontros se desenvolvem até o dia 26, no intuito de promover o debate político acerca dos movimentos sociais no curso de História da UEG e de outras unidades de ensino. Isso acontecerá por meio de palestras, painéis, oficinas, que terão o trabalho publicado em um Caderno de resumo e nos anais do evento. Além das atividades políticas e científicas, os docentes e discentes do curso de história promoverão atividades culturais e festivas com a finalidade de integração dos participantes do evento. A programação completa, aqui.

Compartilhe

Comentários (1)