Mercado popular em flashback

Após a Praça Castro Alves, colocamos uma feira, com barracas e produtos no chão e muita gente circulando: que lugar é esse?

  • Demorou pouco para que os internautas acertassem onde ficava o prédio da última foto em Flashback. Moura, novamente, foi o primeiro a matar a charada: “Local da atual Praça Castro Alves, Salvador (BA).” E completou, lembrando os antigos nomes do logradouro: “Desde 1549, já foi chamado - antes da homenagem ao poeta - de Largo das Portas de Santa Luzia, Largo da Feira e Largo do Teatro”. Moura ainda afirmou que a região é importante na História do Brasil: foi onde D. João, então príncipe regente de Portugal, “e sua corte foram recebidos pelos representantes da Câmara Municipal, no dia 23 de janeiro de 1808”. O antigo nome, Largo do Teatro, explica Moura, foi dado devido ao Teatro São João, que existia na praça e que foi destruído em um incêndio em 1923. Carlos Eduardo Santos completou a explicação da origem e do fim do Teatro dizendo que “sua construção foi completada durante o governo de Marcos de Noronha e Brito, Oitavo Conde dos Arcos”. Santos fala que, na época do incêndio, Salvador passava por uma reforma geral, tal qual aconteceu com o Rio na gestão do prefeito Pereira Passos. Para ele, São João foi destruído em um incêndio de causas “suspeitas”.

    O internauta que só se identificou como dra ainda sugeriu uma foto do lugar, sob outro ângulo, enquanto Bruno, achou um texto em que se conta um pouco mais do percurso do lugar. Todos mostrando que conhecem o passado de Salvador.

    Agora, nessa semana, colocamos uma imagem de um mercado, com barracas colocadas em uma arrumação um pouco caótica, com produtos no chão, que parecem vegetais e legumes, e muita gente circulando. Que lugar é esse?

Compartilhe

Comentários (2)