Dica de leitura: 'Arraiais e vilas d'el rei'

Livro da professora Cláudia Damasceno Fonseca desmitifica o nascimento dos espaços urbanos no Brasil

  • Livro "Arraiais e vilas d'el rei - Espaço e poder nas Minas setencentistas" foi lançado no encontra da Anpuh deste ano. Sua autora, Cláudia Damasceno Fonseca, é professora da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. A obra foi escrita primeiramente em francês e depois traduzido para o português pela própria autora e por Maria Juliana Gambogi Teixeira. Confira a sinopse da obra:

    A afirmação de que Minas Gerais era a capitania mais urbanizada da colônia tornou-se quase um lugar-comum na historiografia brasileira. Poucos pesquisadores, no entanto, colocaram a questão urbana no centro de suas reflexões. Num enfoque interdisciplinar, que associa temas e métodos da história, da geografia e do urbanismo, Cláudia Damasceno Fonseca analisa as relações entre espaço e poder em suas múltiplas escalas e dimensões, revelando novas facetas da história política, socioeconômica e religiosa das Minas setecentistas.

    Cláudia também escreveu para a RHBN na edição de junho sobre a criação de três vilas que completam 300 anos em 2011: Nossa Senhora do Carmo (atual Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Sabará. Leia o artigo na íntegra aqui.

     

Compartilhe

Comentários (1)