Diamantina, lá vou eu!

O banho de história já começa no caminho. Veja como você, assinante, pode embarcar nessa

  • O fHist começa no dia 7 de outubro, mas o festival de história pode ter início antes mesmo de se chegar à Diamantina. Isso porque, seguindo pela estrada que liga Belo Horizonte à sede do evento, o viajante já entra no clima da História do Brasil, conhecendo desde comidas típicas até pontos geográficos que marcaram a ocupação de Minas Gerais. A produção do fHist fez o percurso de 290 Km e atesta: a viagem é mesmo um banho de cultura, conforme pode ser visto no vídeo mais abaixo.

    É possível ver de perto o maior afluente do rio São Francisco, o Rio das Velhas, que estava presente no principal roteiro das expedições do Ciclo do Ouro. Outra atração da viagem é a Serra do Espinhaço, a única cordilheira brasileira, considerada uma reserva mundial da biosfera pela Unesco. Na cidade de Curvelo, por exemplo, que ficava na rota do comércio de gado e contrabando das minas para a Bahia, é fácil encontrar barraquinhas com produções artesanais na beira da estrada: pimenta, licor e mel, além de frutas da região. Sem falar nas delícias mineiras, como o incomparável pão com linguiça e a cachaça.

    Confira algumas dessas atrações no vídeo "Diamantina é logo ali".

     

     

     

     

     

    Sorte de assinante

    Tudo bem, sabemos que só a cidade - um Patrimônio Cultural da Humanidade - já vale a pena, o que fica melhor ainda com as apresentações de pesquisadores de renome, como Boris Fausto, Fernando Novais, Caio Boschi, Ronaldo Vainfas, Laura de Mello e Souza, Luiz Mott, Nei Lopes (confira a programação gratuita). Melhor que isso, só se fosse de graça.

    É que o a Revista de História da Biblioteca Nacional tenta fazer por seus assinantes. Quem quiser inscrição e hospedagem por conta da casa, basta responder à pergunta: “Por que você gostaria de ir ao fHist?” e enviar para o e-mail promo@revistadehistoria.com.br, com o nome completo e/ou o  código do assinante.

    O autor da frase mais criativa vai ganhar hospedagem em uma das pousadas da cidade histórica mineira, ter acesso a todas palestras, oficinas e demais eventos da programação do Festival, e ainda o direito  de levar um acompanhante. O resultado será divulgado no dia 26 de setembro, no site da Revista de História da Biblioteca Nacional. Assim, vai ser fácil escolher um bom motivo para ir ao fHist.

    E se você não for assinante, faça agora a sua assinatura!

     

Compartilhe

Comentários (1)