A liberdade na prática

Biblioteca Fazendo História discute o anarquismo no Brasil. O evento acontece dia 20 de agosto, na Biblioteca Nacional

  • “Anarquismo, a liberdade na prática”, tema de capa da edição de agosto da Revista de História da Biblioteca Nacional, está em pauta também no debate “Biblioteca Fazendo História”, que ocorre na terça-feira, dia 20, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.  Marcelo Scarrone, pesquisador da RHBN, media o bate-papo entre os historiadores Carlos Addor, professor da UFF, e Alexandre Samis, professor do Colégio Pedro II.

     No calor das manifestações que ainda acontecem pelas ruas das principais capitais do país, o assunto não poderia ser mais apropriado. Afinal, não é de hoje que multidões invadem ruas e praças das cidades brasileiras como forma de protesto contra injustiças e abusos da vida coletiva e contra privilégios da classe política nacional. No início do século XX, muitos anarquistas organizavam estes protestos. 

     Recorrendo ao passado para explicar o presente, os professores discutem no palco do evento, as origens do anarquismo, a atuação de anarquistas ao longo das décadas do século passado e a influência de ícones ligados à ideologia nas recentes manifestações no país.

     Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional pode se inteirar do que corre no debate em tempo real: peloTwitter da RHBN [http://twitter.com.br/rhbn]; ou mesmo pelo site do Instituto Embratel [www.institutoembratel.org.br], o qual faz a transmissão simultânea do evento.

    Após o BFH serão distribuídos certificados de participação, que podem ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

     O evento

     Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

     A revista

     Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação é mensal e vendida em bancas de todo o país.

     

    Serviço:

    Biblioteca Fazendo História

    Tema do debate: Anarquismo

    Data: 20 de agosto, terça-feira.

    Hora: 16h

    Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional

    Endereço: Rua México, s/nº, centro do Rio de Janeiro

    Entrada franca

Compartilhe

Comentários (0)