Aula de continente negro

Faça o download de 'História Geral da África'

Renato Venâncio

  • Em tempos de livros digitais, eis uma ótima notícia: ficou pronto um dos mais importantes projetos do MEC/Unesco, referente à promoção do ensino da história da África no Brasil. Trata-se da disponibilização gratuita, via internet, de todos os volumes da monumental “História Geral da África”.

    A publicação desses volumes, em papel, começou a ser planejada na década de 1960 e levou três décadas para ser concluída. O resultado foi uma magnífica obra coletiva, que conta com a presença predominante de historiadores africanos. Agora, via internet, professores e especialistas brasileiros passaram a contar com material de ótima qualidade para prepararem cursos e pesquisas a respeito da história africana e de suas conexões com a história do Brasil – tarefa que também conta com a colaboração das revistas Afro-Ásia e Estudos Afro-Asiáticos.

    Eis os temas tratados na “História Geral da África”: Volume I: Metodologia e Pré-História da África; Volume II: África Antiga; Volume III: África do século VII ao XI; Volume IV: África do século XII ao XVI; Volume V: África do século XVI ao XVIII; Volume VI: África do século XIX à década de 1880;  Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935; Volume VIII: África desde 1935.

    Em relação a esse universo temático, cabe destacar o volume V. Ele deveria constar na área de trabalho dos computadores de todas as bibliotecas universitárias e escolares, tendo vista que o período estudado diz respeito diretamente ao do tráfico de escravos para o Brasil colonial.

    Para saber mais a respeito do “Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas”, instituído pela Unesco no Brasil, a partir da aprovação da Lei 10.639 (2003), basta consultar o site do projeto.

    Leia também: Bibliotecas de todo o país receberão exemplares

Compartilhe

Comentários (3)