Síntese da esquerda

Mostra Cinema Pela Verdade chega ao Rio de Janeiro e traz debate com o filho do guerrilheiro Carlos Marighella

Revista de História

  • Vida de Mariguella é tema de documentário na Mostra Cinema pela Verdade“Ele representava uma espécie de síntese das virtudes mais consideradas entre as esquerdas radicais.” Disse Daniel Aarão Reis Filho, historiador da Universidade Federal Fluminense, sobre Carlos Marighella (1911-1969), um dos principais líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Documentada cinematograficamente por Isa Grinspum Ferraz, a vida do guerrilheiro será exibida na Mostra Cinema pela Verdade, que acontece no campus do IFCS, da UFRJ, ainda sem data certa. A mostra começou em maio e acontecerá simultaneamente em universidades de todo o país até o mês de agosto. Cada estado terá pelo menos oito sessões de filmes, totalizando mais de 200 exibições.

    A sessão será seguida de um bate-papo com o filho de Marighella, também chamado Carlos, que virá de Salvador para participar do Cinema pela Verdade. Em sua segunda edição, a mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul.

     

    Serviço:

    Exibição do filme “Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz

    Local: Auditório do 1º andar, Campus IFCS, na UFRJ

    Endereço: Largo de São Francisco n° 1 salas 111 e 113 - Centro.

    Debatedores: Carlos Marighella, filho do guerrilheiro que foi um dos principais líderes da resistência contra ditadura militar no país.

Compartilhe

Comentários (0)