Nosso passado no centro da disputa

Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Podem participar alunos do 8° e 9° ano e séries do Ensino Médio

  • Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que é organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, e apoiada pela Revista de História. Nesta edição, podem participar, em grupos de três pessoas, alunos do 8°, 9° ano e todas as séries do Ensino Médio, sempre sob orientação de um professor de história.

    As primeiras cinco fases são à distância, online, ocorrendo a primeira no dia 15 de agosto deste ano. Os classificados para a última etapa – que ocorre nos dias 15 e 16 de outubro - ganharão passagens de avião para realizarem a prova presencial em Campinas. Os professores destas equipes acompanharão seus alunos e, ao término do teste, permanecerão na cidade para receber uma capacitação de uma semana na universidade.

    A premiação ocorre da seguinte forma: medalhas de ouro, prata e bronze serão distribuídas para os vencedores, assim como certificados de participação. Além disso, as escolas dos alunos que melhor se desempenharem no desafio receberão livros para a sua biblioteca e uma assinatura de um ano da Revista de História, cujos artigos, aliás, servem de base para a formulação de perguntas das provas.

    A expectativa para este ano é que o número de inscritos supere em três vezes o do ano anterior, que atingiu a marca de 43 mil participantes – cifra bem maior do que a da primeira edição, de 2009, a qual contou com a inscrição de 16 mil jovens.

    A taxa de inscrição é de R$ 40 para equipes de escolas particulares e R$ 20 para equipes de escolas da rede pública. As informações completas estão disponíveis no site do Museu Exploratório: http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/inicio/index

Compartilhe

Comentários (0)