BN abre edital

Biblioteca Nacional está com inscrições abertas para conceder bolsas em 10 áreas, priorizando projetos relacionados à cultura letrada brasileiros e a efemérides

  • A Fundação Biblioteca Nacional está com um edital aberto para seleção de bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP). Neste ano, serão contemplados projetos nas áreas de Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Educação, Filosofia, História, Literatura (incluindo a tradução de obras brasileiras no exterior) e Música.

    Este edital dará prioridade a projetos que contemplem tema de dois grandes eixos:

    1.Cultura letrada brasileira, especialmente no âmbito dos estudos do Livro, Imprensa Periódica, Leitura, Escrita, Bibliotecas, Livrarias, Editoras, Design, Artes Gráficas, Produção Editorial, Vida Literária, Literatura Popular, Direitos Autorais, Autores, Tradutores, Ilustradores e outros agentes do mundo do livro.

    2. Relativos a efemérides: relações Alemanha-Brasil (imigração alemã no Brasil, arte alemã no acervo da FBN, à presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt etc.), aos escritores Rubem Braga, Vinícius de Moraes, ao historiador José Honório Rodrigues, ao prefeito Pereira Passos, à artista Tomie Ohtake, ao Barão de Mauá, ao cantor e compositor Jamelão e às Copas do Mundo de Futebol.

    A ideia é incentivar a pesquisa multidisciplinar, no acervo da Biblioteca Nacional, e a produção literária e científica brasileira. Serão concedidas bolsas para candidatos com doutorado e mestrado, concluídos ou em andamento.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro

    Outras informações no site da Biblioteca Nacional.

Compartilhe

Comentários (0)