Biblioteca nostra

Série de debates na Biblioteca Nacional acontece terça-feira com as influências italianas na cultura brasileira

  • Após a greve na Cultura, a próxima edição dos debates do “Biblioteca Fazendo História” acontece na terça-feira da semana que vem (dia 20) com as histórias dos imigrantes italianos, as influências na nossa culinária, na cultura e no jeito de ser dos brasileiros. Para falar sobre “Terra nostra: a imigração italiana e suas memórias”, foram convocados o diplomata e ex-ministro Rubens Ricupero e a professora da Uerj Syrléa Marques Pereira.

    Ricupero foi embaixador do Brasil em Washington, Genebra e Roma, além de ministro do Meio Ambiente e da Amazônia e ministro da Fazenda. Hoje é diretor da Escola de Economia da Faap e assinou um artigo na edição 72 da RHBN sobre sua infância na São Paulo do Brás e do Bexiga. Já Syrléa Marques Pereira é professora e coordenadora do Laboratório de Estudos de Imigração e Estrangeiros da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

    O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Em discussão está sempre o tema da última edição da Revista de História da Biblioteca Nacional, que pode ser conferido nas bancas.

    A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.

    O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br (veja o caminho abaixo) e pelo twitter da revista (@rhbn).

     

     

     

    Serviço

    Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro), Auditório Machado de Assis.

    Dia 20 de setembro, às 16h.

    Inscrições no local. Entrada franca.

    Informações: (21) 2220-4300, ramal 215.

     

    Para assistir ao debate pela internet, siga os passos abaixo.

Compartilhe

Comentários (0)