A coroa na ciência, tecnologia e política

Seminário internacional no Rio discute as "Formas de representações do Império"

  • Começa nesta terça (24), às 9h30, o seminário internacional “Formas e representações do Império: ciência tecnologia e política”, no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio. O simpósio vai até o dia 27 de maio e reunirá em mesas temáticas especialistas para tratar de temas sobre as articulações entre ciência e a tecnologia e política – aqui no que diz respeito ao processo de construção dos Estados territoriais e nacionais. A partir de quarta, o evento é sediado no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), dividindo as apresentações em três sessões, que vão das 9h30 às 18h30.  

    O simpósio também discutirá o urbanismo, os sistemas de defesa, a formação das redes e vias de comunicação, além das formas de conhecimento sobre o espaço, seus recursos naturais. A partir disso, o evento pretende refletir sobre as discussões que envolvem as estratégias do exercício de poder e formas de controle sobre os espaços e suas representações.

    “Formas de representações do Império” é organizado pelos pesquisadores Heloísa Gesteira (do Mast), Luis Miguel Carolino (Mcul, de Portugal) e Pedro Marinho (também do Mast). A mesa de abertura discutirá “as dimensões do império” e terá como mediador o professor da UFF Carlos Gabriel. No mesmo dia, às 13h30, Ricardo Salles (Unirio) presidirá o ciclo de discussões sobre “Formas políticas do Império”, que contará com a fala de Carlos Ziller Camenietzki (UFRJ), Pedro Cardim (Universidade Nova de Lisboa) e Luciano Figueiredo, Théo Lobarinhas Piñero e Luiz Fernando Saraiva (todos da UFF).

    O Real Gabinete Português de Leitura fica na Rua Luís de Camões 30, Centro. O Mast fica na Rua General Bruce 586 – São Cristóvão (o seminário ocorre no auditório do prédio anexo). A programação completa você encontra no site do Mast: http://www.mast.br/.

Compartilhe

Comentários (0)